Instalando o Zabbix 5 e o Grafana utilizando o Docker Compose

Zabbix é um software de código aberto que permite realizar o monitoramento de hardwares, softwares, serviços, desempenho de aplicações, desempenho da rede, dentre outras coisas. Você pode saber mais sobre o Zabbix lendo o nosso artigo Zabbix: Uma ótima ferramenta open-source para monitoramento de TI, onde é explicada a sua estrutura e seus componentes. Já o Grafana, é um software que permite a criação de dashboards que facilitam a visualização dos dados e métricas coletados pelo Zabbix ou outra ferramenta de monitoramento.

Recentemente foi lançada a versão 5 do Zabbix, trazendo melhorias e algumas novidades. Abaixo, seguem algumas delas:

– Nova versão do frontend

– Teste de item no frontend

– Criptografia entre o Zabbix Server e o banco SQL

– Nova versão do Zabbix Agent, agora escrita em GO 

Docker é uma ferramenta Open Source escrita em Go, a linguagem de programação desenvolvida pelo Google. Ele permite a criação, a administração, e o empacotamento de uma aplicação ou ambiente inteiro dentro de containers. Além disso, o Docker possui um utilitário chamado Docker Compose, que permite o provisionamento automático de múltiplos containers utilizando apenas um arquivo.

O arquivo docker-compose.yml que disponibilizamos em nosso Github, foi configurado de forma que o Docker crie 4 containers: zabbix-server, zabbix-frontend, grafana e mysql. Foram utilizadas as imagens oficiais do Zabbix, do Grafana e do MySQL.

Abaixo, seguem as explicações de cada trecho do arquivo do Docker Compose.

Primeiramente, foi definida uma rede chamada network-zabbix e definido o container do banco de dados MySQL:

Logo em seguida, o container do Zabbix Server:

E mais abaixo, o container do Front-End do Zabbix:

Por último, foi definido o container do Grafana:

Tendo o Docker e o Docker Compose instalados e o arquivo docker-compose.yml baixado, basta executar o comando docker-compose up para subir o ambiente.

Ao executar o comando docker-compose up, o Docker irá subir de forma automática os containers do Zabbix, do Grafana e do MySQL. Além disso, o Zabbix já estará conectado ao banco de dados MySQL e o Grafana já estará com o plugin do Zabbix instalado.

Para validar o funcionamento, você poderá acessar o Zabbix pelo endereço https://ip-da-sua-maquina e o Grafana pelo endereço https://ip-da-sua-maquina:3000.

Caso você tenha dificuldades em subir o ambiente, temos uma aula em nosso canal no youtube, vídeo abaixo:

Compartilhe esse conteúdo

Posts Relacionados

O que é Terrascan?

Recursos, casos de uso e políticas personalizadas Neste artigo, vamos analisar o Terrascan. Vamos perguntar o que é, por que

LER MAIS

O que é OpenTelemetry

OpenTelemetry é um projeto open-source criado pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF) que fornece uma coleção de ferramentas, APIs e

LER MAIS