Conhecendo os 15 principais serviços da AWS

AWS significa Amazon Web Services e é uma plataforma de computação em nuvem oferecida pela Amazon. Ela fornece uma variedade de serviços de infraestrutura de TI que permitem que indivíduos e organizações implantem aplicativos, armazenem e processem dados e executem outras tarefas de computação em nuvem de maneira escalável e eficiente.

A AWS oferece uma ampla gama de serviços, incluindo hospedagem de sites, armazenamento de dados, banco de dados, análise de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina, Internet das coisas (IoT), segurança, redes, computação sem servidor e muito mais. Esses serviços podem ser combinados e personalizados para atender às necessidades específicas de cada cliente.

A AWS é usada por empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes corporações, e é considerada uma das principais plataformas de computação em nuvem do mundo.

Principais serviços

A AWS oferece uma ampla gama de serviços de computação em nuvem, incluindo:

  1. Amazon Elastic Compute Cloud (EC2): permite criar e executar máquinas virtuais na nuvem.
  2. Amazon Simple Storage Service (S3): permite armazenar e recuperar dados de forma escalável, durável e segura.
  3. Amazon Relational Database Service (RDS): oferece serviços gerenciados de banco de dados relacionais, incluindo MySQL, PostgreSQL, Oracle e SQL Server.
  4. Amazon DynamoDB: é um banco de dados NoSQL de alto desempenho e totalmente gerenciado.
  5. Amazon Glacier: é um serviço de armazenamento de arquivamento de baixo custo para dados que não são acessados com frequência.
  6. Amazon Simple Queue Service (SQS): é um serviço de fila totalmente gerenciado para mensagens que permite a comunicação entre componentes distribuídos de aplicativos.
  7. Amazon Simple Notification Service (SNS): é um serviço de mensagens push que permite enviar notificações de forma segura e escalável.
  8. Lambda: permite executar código sem servidor em resposta a eventos, com escalabilidade e disponibilidade automáticas.
  9. Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS): permite executar aplicativos Kubernetes gerenciados na AWS.
  10. Amazon Elastic Beanstalk: permite implantar e gerenciar aplicativos da web e serviços em vários idiomas.
  11. Amazon Elastic Container Service (ECS): O Amazon ECS é um serviço de orquestração de contêineres totalmente gerenciado que ajuda você a implantar, gerenciar e escalar aplicações em contêiner facilmente. Ele se integra completamente ao restante da plataforma AWS para fornecer uma solução segura e fácil de usar para a execução de workloads de contêiner na nuvem e agora em sua infraestrutura com o Amazon ECS Anywhere.
  12. Load Balancer (LB): O Elastic Load Balancing (ELB) distribui automaticamente o tráfego de aplicações de entrada entre vários destinos e dispositivos virtuais em uma ou mais Zonas de disponibilidade (AZs).
  13. CloudTrail: O CloudTrail monitora e registra a atividade da conta por toda a infraestrutura da AWS, oferecendo controle sobre o armazenamento, análise e ações de remediação.
  14. CloudFront: O Amazon CloudFront é um serviço de rede de entrega de conteúdo (CDN) criado para alta performance e segurança.
  15. Route53: O Amazon Route 53 é um web service Domain Name System (DNS) na nuvem altamente disponível e escalável.
  16. Elasticache: O Amazon ElastiCache é um serviço de cache na memória totalmente gerenciado que oferece suporte a casos de uso flexíveis e em tempo real.

Além desses, existem muitos outros serviços oferecidos pela AWS, incluindo serviços de análise de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial, segurança, redes, Internet das coisas e muito mais.

Custos

Os custos variam de acordo com os serviços utilizados e com o consumo de recursos, como instâncias EC2, armazenamento de dados, transferência de dados, entre outros. A AWS oferece um modelo de pagamento conforme o uso (pay-as-you-go), o que significa que os clientes pagam apenas pelos serviços que utilizam, sem compromissos de longo prazo ou taxas antecipadas.

Cada serviço da AWS tem uma estrutura de preços própria e pode ser cobrado por hora, por GB de armazenamento, por quantidade de transferência de dados, por solicitações ou por outros fatores. Alguns serviços, como o AWS Free Tier, oferecem um nível gratuito de uso limitado para novos clientes durante um período de tempo limitado.

Para ajudar os clientes a entender e controlar seus custos na AWS, a plataforma oferece ferramentas de gerenciamento de custos, como o AWS Cost Explorer e o AWS Budgets, que permitem visualizar, monitorar e controlar os gastos em tempo real e planejar futuros orçamentos.

Treinamentos Gratuitos AWS e Terraform

MINICURSO AWS DO ZERO GRATUITO

MINICURSO TERRAFORM DO ZERO GRATUITO

Compartilhe esse conteúdo

Posts Relacionados

O que é DevOps?

DevOps é uma cultura, filosofia ou prática que busca a colaboração e a comunicação entre os times de desenvolvimento (Dev)

LER MAIS